IFL
EDIÇÕES ANTERIORES

    1º Fórum da Liberdade e Democracia : “Os valores da Liberdade”

    O 1º Fórum da Liberdade realizado em novembro de 2010, no Hotel Mercure, em Belo Horizonte reuniu mais de 700 participantes. Entre os palestrantes que estiveram presentes ao evento, destacamos o Sr. Fernando Henrique Cardoso, o empresário Jorge Gerdau e o economista Paulo Rabelo de Castro. O prêmio Liberdade foi concedido ao empresário Roberto Civita. O evento contou com o patrocínio das empresas: Drogaria Araújo, Localiza, e Usiminas. E o apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Fundação Frederich Naumann para Liberdade, Instituto Millenium e IBMEC.


    2º Fórum da Liberdade e Democracia/MG : “País rico é país com Liberdade”

    A segunda edição do Fórum foi realizada em agosto de 2011, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte reuniu mais de 1700 participantes. Entre os palestrantes que estiveram presentes ao evento, destacamos o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o CEO da BR Investimento Paulo Guedes, o Presidente do Instituto Mises Brasil e empresário Helio Beltrão. O Prêmio Liberdade, concedido com o intuito de reconhecer os indivíduos que são a favor da livre iniciativa, defendem a economia de mercado e lutam pelo respeito ao Estado de Direito, foi concedido ao ex-presidente da República (1995 a 2002) Sr. Fernando Henrique Cardoso. O evento contou com o patrocínio das empresas: Drogaria Araújo, Localiza e Usiminas. Patrocínio de Mendes Jr, Empresas Tuma e MRV e o apoio da Fiat, Instituto Cultural Usiminas, Federação das Indústrias de Minas Gerais, Hyperfator, Elemidia e IBMEC.


    3º Fórum da Liberdade e Democracia/MG : “Liberdade – A chave para o Desenvolvimento”

    Em 2012, a última edição do Fórum Liberdade e Democracia/MG foi realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e reuniu mais de 1500 participantes. Dentro da programação destacamos a Entrega do Prêmio Liberdade Empresarial para José Galló (CEO - Lojas Renner) a Entrega do Prêmio Liberdade para Francisco Mesquita (jornalista). Presença dos palestrantes: Thomas J. Trebat (Economista internacional com carreira em Wall Street e membro diretor da Universidade de Columbia), Paulo Guedes (PHD em Economia/Chicago e articulista jornal O Globo e Época), Rodrigo Constantino (Economista e colunista do Jornal O Globo e Valor Econômico), Alexandre Schwartsman (Doutor em economia- Berkeley e ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central), Luis Stuhlberger (Diretor da Credit Suisse Hedging-Griffo Asset Management), Carlos Alberto Sardenberg (Comentarista Econômico da TV Globo e âncora da Rádio CBN), Ives Gandra da Silva Martins (Doutor em Direito, renomado jurista brasileiro/ tributarista e professor).


    5º Fórum Liberdade e Democracia: Qual País Queremos?

    Em 2014, a quinta edição do Fórum trouxe um tema de extrema importância, principalmente por se tratar de um ano eleitoral e intensa efervescência política na sociedade. “Qual Brasil Queremos?”. Para responder a este questionamento, alguns convidados foram o Ex-Presidente do Banco Central e PH.d em economia pela Universidade de Harvard, Gustavo Franco, o jurista, Dr. Ives Gandra, o criador e redator do grupo Casseta&Planeta, Marcelo Madureira, e o sócio diretor da Tendências Consultoria Integrada e Doutor em economia pela FGV, Gustavo Loyola. Além disso, o IFL promoveu um ROAD SHOW em seis universidades da capital mineira, com o Presidente do Instituto Liberal e colaborador da revista Veja, Rodrigo Constantino.

    6º FÓRUM LIBERDADE E DEMOCRACIA: VALORES DA LIBERDADE

    Com o tema “Valores da Liberdade”, o encontro se dividido em três painéis, no qual foi abordada a liberdade individual, política e econômica. Entre os palestrantes, marcaram presença: Luiz Felipe Pondé, filósofo e colunista da Folha de São Paulo; Luis Alberto Lacalle Herrera, ex-presidente do Uruguai; Leandro Narloch, jornalista da revista Veja; Gloria Álvarez, ativista política no combate à corrupção e transparência de demandas abordada ao Governo da Guatemala; Rodrigo Constantino, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Liberal; Joice Hasselmann, colunista de política; Salim Mattar, fundador e CEO da Localiza; Paulo Uebel, CEO da GALT Educação e Paulo Rabello de Castro, Diretor-Presidente da SR Rating.